O projecto PERPHOTO pretende explorar as múltiplas interacções entre fotografia e artes performativas nas implicações teóricas, históricas e culturais, assim como na prática teatral portuguesa e internacional dos últimos 40 anos. O projecto apoia-se no trabalho já desenvolvido no âmbito do grupo de investigação de “Teatro e Imagem” do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e conta com a experiência internacional dos investigadores envolvidos e dos seus consultores para consolidar, no seio do CET, um centro de referência internacional nesta área de investigação, tal como para contribuir para a definição um novo campo de pesquisa transdisciplinar no cruzamento da imagem e da performance.
Ao longo do projecto, são desenvolvidas três linhas de investigação distintas mas interligadas: Teoria, Cartografia, Práticas.
TEORIA
Desde as origens da fotografia, a relação com o teatro sempre foi muito profunda, apesar de se basear num aparente paradoxo e numa certa conflitualidade, devido por um lado à natureza transitória do ato performativo, que se opõe a petrificação da imagem fotográfica, e por outro lado à alegada “objectividade” da fotografia, que contrasta com a natureza ficcional do teatro.
Contudo, malgrado essa aparente incompatibilidade, ou talvez justamente por causa dela, o encontro entre o teatro e a fotografia abre um campo de experimentação amplo e desafiador, rico em sugestões recíprocas. Seja na fotografia teatral em sentido estrito, seja nas diversas formas de “mise en scène” e de “performances for the camera”, o potencial da fotografia na relação com as artes performativas chamou a atenção de investigadores provenientes de abordagens disciplinares diferentes, como a cultura visual, os estudos de teatro e a arte performativa.
Hoje, essas aplicações fazem desse relacionamento um terreno de investigação particularmente estimulante e denso de novas perspectivas, constituindo-se como um dos principais campos para o estudo da fotografia nas suas diversas práticas artísticas e sociais, mas também da prática teatral contemporânea. Contudo, é urgente conectar essas perspectivas heterogéneas numa reflexão teórica coerente.
Por esta razão, constitui objectivo prioritário de PERPHOTO a organização e a disponibilização de uma bibliografia temática, crítica e colaborativa que se assuma como uma referência para os estudos dentro das áreas científicas do projecto.
CARTOGRAFIA
A partir da reflexão teórica desenvolvida, a investigação do PERPHOTO vai centrar-se no caso português com o objectivo de realizar uma cartografia da prática fotográfica de teatro desenvolvida desde o período pós-revolução de 1974. Neste âmbito, é possível distinguir diferentes posicionamentos em relação à imagem fotográfica, passando por um uso mais tradicional de documentação a uma interacção mais criativa com a prática teatral (projecção ou construção cenográfica, presença do dispositivo fotográfico em cena, etc.). O projecto também vai considerar a dimensão performativa nas imagens fotográficas e discutir a proximidade entre estes dois dispositivos – fotografia e teatro – de forma a contribuir para a definição dos seus territórios e fronteiras. Para atingir estes objectivos, será realizado um levantamento sistemático e aprofundado da produção de fotografia de teatro, através do recenseamento de imagens e de outros materiais em bibliotecas, em arquivos públicos e privados, assim como, de entrevistas com os protagonistas deste período.
PRÁTICAS
O projecto visa, entre outros objectivos, impactar a prática teatral e promover um diálogo aberto e eficaz com artistas e grupos de teatro, afim de avaliar a diversidade de discursos produzidos através da presença de fotografia ou do dispositivo fotográfico nos seus processos de criação.
Numa lógica de prática como investigação, ao longo de uma série de encontros, seminários, e workshops, os artistas selecionados serão convidados a desenvolver um projecto performativo original integrando a fotografia, com o acompanhamento científico do PERPHOTO.