Fotografia de Noelle Georg

Área geográfica dominante de actividade

Genero de fotografia dominante

Relações privilegiadas (artistas; companhias; instituições)

Joana Dilão (Lisboa, 1978) fez o curso “A História e a Estética do Cinema” na IADE (1998); 1999 participou no Workshop de Realização de Documentários Criativos com Imagens de Arquivo ministrado por Malik Bensmail (1999) no Festival Internacional de Cinema de Avanca; participou no Workshop de fotografia de Cinema Ministrado por John Bayley na ESTC (2000); frequentou o Seminário “História das Ideias e das Imagens” ministrado por Ana Pinto (2001); frequentou o Curso de Fotografia Profissional na ETIC (1997-2000); Curso de Fotografia Comercial na ETIC (2000-2001); frequentou o Programa de Estudos Independentes, Artes Visuais da Associação Maumaus (2003-2007).
Joana contribuiu com fotografia para inúmeras publicações como para o Teatro Português Contemporâneo: Experimentalismo, Política e Utopia [Título Provisório] edição do TNDMII e da Bicho do Mato ou para o site Jogos Florais (poesia e crítica) onde também é responsável por trabalho vídeo. Participou também em exposições colectivas e individuais. Em 2001 ganhou o 3º prémio na área de fotografia da CenaD’arte.Quando iniciou a prática fotográfica em 1998 fazia fotografia de autor. Durante dois anos também fez fotojornalismo na área do ambiente e desde 2006 que faz fotografias de espetáculos. Enquanto fotógrafa de cena destaca-se o espectáculo “Top Models: Paula Sá Nogueira (um bestiário)” do Cão Solteiro, companhia da qual é produtora desde 2008. Desde 2009 Joana Dilão passou a conciliar o seu trabalho principal de produção com a fotografia de todos os espectáculos do Cão Solteiro.

01/03/2019, Cão Solteiro, Mise en Abyme. Encenação de Cão Solteiro & Vasco Araújo. São Luiz Teatro Municipal. Na fotografia: Diogo Bento, Vasco Araújo, Patrícia da Silva, Ana Libório, Sónia Baptista.