Auto-retrato

Susana Neves (Valongo, 1979) tem um Bacharelato em Fotografia pela ESAP (2000) e uma Licenciatura Bietápica em Arte e Comunicação – Ramo Fotográfico pela ESAP. A longa e regular colaboração com inúmeras companhias, festivais, etc. colocam a fotografia de artes performativas a sua actividade profissional principal. No entanto, a carreira de Susana Neves passa também pela fotografia documental e pelo retrato. Das suas colaborações regulares destacam-se pelo número de anos de colaboração e de espectáculos fotografados o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e o TNSJ – Teatro Nacional São João.
Já expõe trabalho fotográfico seu desde 2001: “Teatro sem fim nem início”, no Museu das Marionetas do Porto, 2020 “Ensaio Geral”, no Fórum Cultural de Ermesinde, 2019 “Astro Homus”, no Observatório de Genebra, 2016 “Astro Homus”, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-velha; no Planetário do Porto; na Mina de Ciência – Centro de Ciência Viva do Lousal; no Centro Cultural de Paredes de Coura; na Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, 2015 “Astro Homus”, no Planetário do Porto e na Casa da Seda – Centro Ciência Viva de Bragança, 2014 “ai Maria”, 42 retratos de mulheres do Centro Histórico do Porto e de Lusófonas na cidade, afixados pelas ruas e mupis da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia, 2012 “Atrás da Farsa”, Centro Português de Fotografia, 2012 “ai Maria”, 25 retratos de mulheres do Centro Histórico do Porto e de Lusófonas na cidade, na Estação de Metro do Bolhão, 2012 “Olha lá”, 50 retratos de moradores do Centro Histórico do Porto e de Lusófonos na cidade, afixados pelas ruas e mupis da cidade do Porto, 2011 “Paixão Pela Grande Música”, na Sede da Orquestra Metropolitana de Lisboa [AMEC], 2007. Publicou em 2015 em parceria com o astrónomo Pedro Figueira, o livro Astro Homus, em que revela os bastidores da Astronomia.

06/2008, Teatro Meridional, Contos em Viagem – Cabo Verde. Selecção dos Textos, Dramaturgia e Assistência Artística: Natália Luiza. Teatro do Bolhão. Na fotografia: Carla Galvão e Fernando Mota.