Cosimo Chiarelli & Filipe Figueiredo, “Os olhares de dentro: o Teatro da Cornucópia e os seus fotógrafos“, Sinais de Cena. Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas, II (5), 2021, pp. 215-237

Filipe Figueiredo & Maria João Brilhante, “O trabalho da imagem ou para conhecer a base OPSIS“, Práticas de Arquivo em Artes Performativas.
Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, pp. 263-274.

URLhttp://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/105


Cosimo Chiarelli, “Il fotografo in teatro: spettatore, attore, regista, drammaturgo“, Hystrio, n.1/2020, pp. 44-45

Cláudia Madeira, «Elisabete Mileu: ‘exposição’ e performance do corpo nu». Sinais de Cena. Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas, II (4), 2020, 200-218

Filipe Figueiredo, «A Fotografia e uma certa memória do Teatro», in Dramaturgias, nº 12, dezembro de 2019, p. 56-76, doi:10.26512/dramaturgias.vi12.28691. 

URL: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/28691/24457

Filipe Figueiredo & Cosimo Chiarelli, “Modos de dar a ver: dispositivos da visão na cenografia de José Capela”, in W : JC + JCD, catálogo da participação de José Capela na Quadrienal de Praga de cenografia 2019. Fotografias de José Carlos Duarte.

Cosimo Chiarelli, « Prouesses du regard. Le geste du regard entre photographie, pratique physique et performance », Annuaire théâtral, Revue québécoise d’études théâtrales, n. 63-64/2018, 75-86.