Área geográfica dominante de actividade
Genero de fotografia dominante
Relações privilegiadas (artistas; companhias; instituições)
José Fabião (1950, Lisboa) frequentou e concluiu os seguintes cursos: Curso de Fotografia e Cinema dos Serviços Cartográficos do Exército; O Som e as Montagens Audiovisuais do Instituto Português de Fotografia; Iniciação aos Meios Audiovisuais Ligeiros no Instituto de Formação Social e do Trabalho; Curso de Audiovisuais na AR.CO e um o Workshop de Grande Formato oferecido pela da Sinar. Uma grande parte da sua formação na área da fotografia e especificamente no âmbito das artes performativas é autodidacta.
José Fabião conta com várias publicações nas revistas Art Forum, Flash Art em catálogos vários, entre outros. Para além de ter participado em várias exposições colectivas, expôs na «Património o que é» do Mosteiro dos Jerónimos/SEC e em «Rock and Roll» da galeria Parthenon.
Fotógrafo da Secretaria de estado da Cultura de 1976 a 1981. Desde essa data até à actualidade, é professor na ETIC. Fotografou desde 1979 de forma pontual, mas regularmente grupos e companhias de performance e dança. Fez parte dos grupos de performance Diaspositivos e Neon criando as imagens para serem utilizadas nos espetáculos. Para as companhias e performers de dança (entre eles Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Vera Mantero, Clara Andermat, Silvia Real) os registos são de cena e usados principalmente para arquivo.