Susana Paiva – Anatomia de uma Imagem

No âmbito do ciclo de Encontros PERPHOTO 2020/21, na versão em streaming, no dia 15 de Janeiro 2021, a fotógrafa Susana Paiva apresentará Anatomia de uma Imagem, o seu primeiro projecto de natureza performativa, apresentado pela primeira vez em Agosto 2019, no âmbito do Festival CITEMOR 2019. Susana Paiva, acompanhada pelos fotógrafos e artistas Arlindo Pinto, Fernando Alves, Francisco Varela, Kátia Sá, Paula Arinto e Sofia Morais, regressa a esta experiência performativa e propõe uma discussão sobre o lugar da imagem na sua relação com o teatro e a performance, e com a ausência e presença.

O evento é transmitido online, entre as 18h30 e as 21h00, pela plataforma Zoom e na página facebook do projecto PERPHOTO. É preciso notar que, ao contrário das sessões anteriores em streaming, Anatomia de uma Imagem oferece experiências distintas consoante a plataforma escolhida para assistir à performance.

Uma apresentação do evento está disponível na pagina YouTube do projecto

Bio
Susana Paiva (Moçambique, 1970), actualmente, vive e trabalha em Lisboa. 
Fotógrafa. Tornou-se fotógrafa ao longo das duas últimas décadas, anos cheios de aprendizagens e dúvidas. Construiu a sua singularidade através de constante pesquisa e experimentação, descobrindo o seu ritmo, a sua zona de conforto e os seus conceitos de eleição. Hoje sabe que é uma fotógrafa lenta que requer tempo para a contemplação e para a instalação num determinado espaço ou interacção com um determinado sujeito. Descobriu que é uma fotógrafa tangencial, que necessita estar perto, para mover e ser movida e partilhar generosamente os seus projectos fotográficos e ideais.
Compreende agora que é propulsionada por uma imensa necessidade de transfigurar a realidade e navegar na poética dos fragmentos da vida quotidiana, e que a fotografia se tornou a sua primeira linguagem, substituindo gradualmente a palavra primordial na sua interacção com o mundo.
Hoje sabe que só quando compartilha as imagens que cria fica preenchida não apenas como profissional mas, mais importante do que isso, como ser humano
(https://www.susanapaiva.com/ | http://www.citemor.com/citemor-2019x/susana-paiva)