Photography and Site: Routes, Cartographies and Drifts
Funchal – Madeira Island | 4 – 6 Dec. 2023

Filipe Figueiredo e Cosimo Chiarelli apresentam uma comunicação na 7th International Conference of Photography and Theory, em Nicosia, com o titulo:
Fictional geographies: literature, theatre and photography in two photobooks by Jorge Molder and Paulo Nozolino
Abstract:
Nesta comunicação, pretendemos explorar a noção de lugar através da interligação de diferentes domínios artísticos, como a fotografia, a literatura e o teatro. Com essa ideia em mente, considerámos dois fotolivros que atravessam as fronteiras destes dominios e exigem um debate rico e aberto sobre categorias clássicas: Zerlina, uma narrativa (1992), de Jorge Molder, e Suspiros de chumbo (1997), de Paulo Nozolino. O primeiro desafio colocado por estas duas obras é o de identificar a sua natureza e reconhecer as suas raízes para além da aparência visual. Ambos os livros propõem um espaço poético, cada um no seu modo, sendo o mais curioso que ambos evocam um texto que está ausente no objeto físico final. Os textos que evocam são uma peça de teatro, num caso, e um romance, noutro, ambos adaptados ao palco, sendo os respectivos projectos fotográficos resultantes de encomendas relacionadas com os seus processos criativos de encenação.
O livro de Molder apresenta uma coleção de 32 fotografias que produziu após a leitura do capítulo V do romance Os Inocentes de Hermann Broch e que foram expostas no Teatro da Trindade, em 1988, acompanhando a apresentação da peça adaptada Zerlina.
Por seu lado, Nozolino toma como ponto de partida para o seu projeto a peça A Salvação de Veneza, de Thomas Otway, encenada no TNJS (Porto), em 1997, por Ricardo Pais. O resultado é uma exposição e um fotolivro com 17 imagens fotografadas em 1996, seguidas de um poema de Al Berto, de 1997.
São aqui veiculados dois tipos de espaços diferentes: Molder trata sobretudo de um espaço interior e pessoal, dentro de uma casa habitada por elementos particulares, como fotografias, estátuas, e todo o tipo de vestígios que realçam a ausência de qualquer tipo de carácter. Nozolino deambula pela cidade, pelos canais, pela geografia reconhecível de Veneza.
Mesmo sem qualquer referência real à encenação das suas respectivas peças, os trabalhos de Molder e Nozolino fazem emergir destes fotolivros uma dimensão teatral marcante, sob a forma de uma teatralidade implícita (Féral). A força das imagens, a construção narrativa e o layout acabam por sobrepor aos lugares reais representados uma geografia imaginária, que permanece e se funde no olhar do observador/espectador juntamente com a memória da mise en scène.
Através dos seus projectos criativos autónomos, Molder e Nozolino permitem-nos questionar as relações entre o mundo real e a sua representação subjectiva e íntima, desencadeada pelos domínios poéticos e ficcionais da literatura e do teatro.