Área geográfica dominante de actividade
Genero de fotografia dominante
Relações privilegiadas (artistas; companhias; instituições)
Tânia Araújo (1980, Lisboa) é licenciada em Audiovisual e Multimédia na Escola Superior Comunicação Social. Tem o curso Profissional de Fotojornalismo pelo CENJOR. Fez várias formações e workshops de Fotografia sendo muitos deles realizados no Movimento de Expressão Fotográfica (MEF).
Entre 2012/2020 foi produtora dos Workshop de Fotografia Documental na República da Armênia, Índia, Marrocos, São Tomé e Príncipe, China, Cuba, Moçambique e Irão. Em 2012 realizou uma formação pedagógica e fotográfica no Centro Madre Trindade em Dilor – Timor-Leste. Jovem Criadora selecionada para representar a comitiva portuguesa no 1º Congresso Internacional da Juventude “Great Silk Way”, Baku – Azerbaijão, 2012. Desde 2003 faz parte dos órgãos diretivos do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica. Em 2011 realizou uma residência artística pela Scoala de Poetica Fotografica “Francisc Mraz”, em Bucareste e uma residência artística no projeto EVA – Exclusão de Valor Acrescentado – Bairro da Bela Vista, em Setúbal, a convite do Clube Português de Artes e Ideias, financiado pelo Programa Escolhas e pela Secretaria de Estado da Cultura/ DGArtes.
Em 2009 e 2017 foi artista finalista nos Encontros de Imagem Braga. Foi jovem criadora selecionada na área de fotografia no Concurso Jovens Criadores em 2009 e 2010. 1º prémio jovem criador Aveiro 2011. Menção Honrosa da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 2010. 1º Prémio do Concelho da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 2005 e em 2008.No âmbito das artes performativas fotografou há volta de duas centenas de espectáculos de teatro. Tem trabalhado assiduamente no FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa desde 2008 e colaborou durante vários anos com A Barraca e a Companhia Teatral do Chiado.