Oficina pratico-teórica com a artista e investigadora Maria Clara Ferrer (Universidade Federal de São João del Rei) e Thiago David, ambos do Projecto Fotocênico. 

Museu Nacional do Teatro e da Dança 
21 Outubro 2023

Descrição da atividade
Escritas Fotocênicas: Durante esta jornada serão compartilhados procedimentos e investigações desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Caixa Preta, coordenado pela artista-pesquisadora Maria Clara Ferrer da Universidade Federal de São João del Rei, no âmbito do Projeto Fotocênico. Em um vai-e-vem entre palavra e imagem, os participantes poderão experimentar um conjunto de práticas, permeadas por um referencial teórico dramatúrgico e fotográfico, levando à produção de uma linguagem híbrida.

Coordenação:
Maria Clara Guimarães Ferrer Carrilho 
Thiago David Ramos de Novaes

Organização:
Filipe Figueiredo (CET-FLUL)
Cosimo Chiarelli (CET- FLUL)

Biografia 

Maria Clara Ferrer é professora nos cursos de graduação e de pós-graduação do Departamento de Artes da Cena da Universidade de São João del-Rei (UFSJ). Atua como diretora, dramaturga e tradutora. Dirige o grupo de pesquisa e criação Caixa Preta com o qual desenvolve, desde 2020, o Projeto Fotocênico. 
Tem mestrado (Ecrire et traduire pour le théâtre: refléxions sur des expériences de traduction, sob a orientação de Eloi Récoing, 2007) e doutorado (Le devenir-paysage de la scène contemporaine: le dépaysement du drame, sob a orientação de Joseph Danan, 2014) pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, onde lecionou entre 2008 e 2015. 
Entre 2019 e 2020, realizou pós-doutorado na Université Paris Nanterre com supervisão do prof. Christophe Triau sobre influência da estética fotográfica na cena contemporânea. Colabora com equipe de pesquisa em teatro do laboratório “HAR – Histoire des Arts et des Représentations” desta mesma universidade e faz parte do projeto plurianual e transcontinental « Chantiers d’acteurs – (Penser) les régimes de présence sur les scènes actuelles (Europe, Brésil, Canada, Japon) ». 
Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ. Escreveu e dirigiu vários espetáculos apresentados na França e no Brasil: Le Grand Projet, La fragilité, Motriz, Por visões, Calmaria… Foi assistente de direção de Antônio Araújo em “Dire ce qu’on ne pense pas dans des langues qu’on ne parle pas”, espetáculo criado e apresentado no Théâtre National de Bruxelles e no Festival d’Avignon em 2014. 
Seus trabalhos de pesquisa envolvem os estudos da percepção e práticas da presença na cena contemporânea. Possui inúmeros artigos e dossiês publicados em revistas brasileiras, francesas, belgas e portuguesas. 

Thiago David é roteirista e autor. Escreveu para as séries: DPA- Detetives do Prédio Azul (Gloob – Temp. 13 e 14) e Decola (Cinebrasil TV – Temp 2). Teve produzidos quatro curtas: O Ensaio, Ancora, Por enquanto, eu tô aqui e Ventanas. Três webséries de 10 episódios: Eduardo e Mônica, O Retorno e Amor Passageiro. Lançou quatro livros: Um caminho para Santiago, A Poesia da Notícia, A Ecologia da Cidade e O livro de livros. Trabalhou como pesquisador na adaptação do livro “O Poder Erótico” para o Diretor Murilo Salles. Foi coautor e codiretor do espetáculo CALMARIA com Maria Clara Ferrer. É formado em publicidade, fez cursos de roteiro básico e avançado realizados no Espaço Telezoom, Columbia Global Centers, University of East Anglia (EAD), Roteiraria e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Foi um dos participantes do Laboratório de Roteiro Varilux 2019. Atualmente cursa a pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de São João del-Rei e é integrante do Grupo de pesquisa e criação Caixa Preta, participando do Projeto Fotocênico.